quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Nem só de cordas

Nem só de cordas, regulagens, shapes, construções e muito pó de madeira vive um luthier. Nem só de cordas, escalas, acordes, harmonia e muito metrônomo vive um músico. Nada melhor pra um fôlego novo que uma boa música, uma boa leitura, algo do gênero. Há algum tempo lido e mais recentemente relido, o ótimo livro do Roberto Muggiati é o exemplo do que há de mais musical nas letras da muda literatura, em contraposição com o universo sonoro da literatura dele:
Improvisando Soluções

No livro, Roberto pega histórias verídicas de grandes nomes da música, como Louis Armstrong, Billie Holiday, Hermeto Pascoal, Sonny Rolins, João Gilberto, entre outros para exemplificar o quanto, mais que o jogo de dedos na hora de fazer um som, o jogo de cintura foi imperativo para o sucesso deles. Em boa parte do livro as histórias absurdas e as saídas geniais divertem e mostram como o improviso é mais do que um estudo a ser feito entre as cinco linhas da partitura cotidiana, é um exercício diário que abrange as mais remotas áreas da nossa vida e, entre um riso e outro, uma lenda urbana e uma história comovente, acabamos vendo a importância da grande arte do improviso pra tornar esse fardo nosso de cada dia um pouco mais leve.
Dá pra achar o livro bem baratinho lá na Estante Virtual clicando aqui ou ainda clicando aqui pra cotar ele novo lá no Buscapé.

0 comentários:

 
 
Copyright © Ka Luthieria
Blogger Theme by BloggerThemes Design by Diovo.com