sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Manutenção da pintura


Nós já vimos como escolher bem um instrumento e fomos um pouco mais fundo nos processos e alterações sofridos pelas madeiras. Pois bem, já compramos e sabemos quais são as alterações que essa guitarra pode sofrer, mas hoje é dia de saber um pouco mais sobre o acabamento, os vernizes e sobre como limpar e manter essa guitarra para que ela continue nova por muito tempo.
Todos os instrumentos tem suas madeiras devidamente tratadas antes que este seja entregue ao cliente. Olhando para a sua guitarra você, antes de estar olhando para a madeira, está olhando para algumas demãos de verniz sobre a tinta sobre o fundo para dar uniformidade a madeira. Os tipos de verniz mais utlizados na confecção de guitarras são o PU (abreviação para Poliuretano, é um verniz sintético que tem como principais características o alto-brilho, a transparência, resistência á intempéries e a flexibilidade) e o o verniz Nitro (abreviação para Nitrocelulose, é um verniz não-sintético que tem como principais características suas camadas extra-finas, o seu "envelhecimento" característico que tende a amarelar sob a incidência de raios ultra-violeta, dizem ser um verniz que valoriza mais o som das madeiras) sendo mais comum o uso do verniz PU devido ao menor custo e a facilidade de aplicação significantemente maior. O verniz Nitro pode ser visto em guitarras Gibson e nas Fender antigas, uma vez que as séries novas tem acabamento em PU.



Conforme vamos tocando com o instrumento, existe a tendência de ocorrer um acúmulo de poeria e gordura que é difícil de ser retirado apenas com um pano seco. Muitos clientes me relatam experiências inusitadas com álcool, poliflor e lustra-móveis diversos e óleos, o que muitas vezes acarreta em manchas na pintura do instrumento e maior sucetibilidade à aparição de mais poeira e gordura. O método correto para a limpeza do instrumento requer algodão e uma solução alto-brilho de sua preferência (pode ser encontrada facilmente em casas de tintas automotivas). A utilização da cera de carro (Gran Prix, Cerabril, etc.) não é tão recomendada devido a presença de silicone em sua composição, o que marca muito conforme o instrumento é manuseado. Essas soluções de auto-brilho não possuem silicone e são quase líquidas de cor branca.
Antes de começar a limpar, retire tudo quando for possível retirar do caminho como cordas, escudo e plate (não retire o escudo e o plate caso você não tenha experiência com soldas). Aplique a solução no algodão e espalhe sobre a superfície do instrumento até que suma a impressão de branqueamento. Pegue outro algodão e finalize o processo esfregando o algodão seco sobre a pintura até que se atinja o brilho desejado. Se o seu instrumento tiver escudo você poderá repetir o mesmo processo nele. Para a poeira e a ferrugem que se acumulam na ponte e nas partes metálicas é aconselhado o uso de óleo de máquina e uma escova de dentes velha juntamente com uma flanela. Faça esse processo antes de polir o instrumento com a solução de auto-brilho.
Ao executar esses processos tome cuidado para não retirar as peças do lugar e, se resolver retirar os carrinhos e os parafusos da ponte do lugar para remover pontos de ferrugem e cranhas, leve em seguida ao seu luthier de cconfiança para que ele possa regular o instrumento novamente. Tome cuidado para não utilizar flanela, estopa ou quaisquer outros panos no processo da solução de auto-brilho pois isso fará parecer que a pintura do seu instrumento foi polida com uma esponja de aço e nem sempre é possível recuperar facilmente (sem a necessidade de uma nova pintura) esses casos.

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