terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dedicação incrustada


Tá certo, nós amamos instrumentos.
Na maior parte das vezes é o som e o conforto quando você está tocando e a liberdade que ele te dá para alcançar seus sons e expressar sua música. Mas algumas vezes é a beleza que chama primeiro nossa atenção. Uma construção perfeita é apenas o começo nessa nova era da luthieria, a maioria das guitarras é melhor construída hoje do que em qualquer outra época, já que as CNCs fazem praticamente todo o trabalho e, se bem mantidas e alinhadas, não cometem os erros mínimos aos quais qualquer mão humana está sujeita. Mas acima da construção, a arte dos inlays e da marchetaria entrou numa nova etapa de desenvolvimento, onde até guitarras baratas podem se dar ao luxo de suntuosos inlays com desenhos diferenciados e frisos magníficos.
Mais recentemente os instrumentistas têm se habituado a esse novo horizonte e desenvolvido idéias próprias sobre o que eles querem para personalizar seu instrumento, e existem basicamente duas formas de um serviço deste gênero ser feito: por uma CNC (como boa parte das guitarras), e á mão, com muita paciência e técnica marcheteira. Sempre começa do mesmo jeito: o cliente liga com sua idéia e logo uma rápida conversa sobre o que ele quer, quanto ele quer gastar e quando ele quer que fique pronto é trabada para a definição dos pontos principais. Depois de definido isso, os materiais entram na conversa para sabermos se será feito em Abalone, Madre-pérola, madeiras exóticas, laminações ou acrílico - nessa hora vale tudo, inclusive juntar tudo isso num pacote só e deixar nas mãos habilidosas do marcheteiro a missão de fazer isso funcionar junto.
Ainda sem grandes expoentes brasileiros nessa área, alguns gringos chamam atenção pela perfeição e bom gosto de seus trabalhos, que acabam se tornando verdadeiras obras de arte. Conheçam Harvey Leach (http://www.leachguitars.com/guitarshop/) , Larry Robinson (http://www.robinsoninlays.com/) e Judy Threet (http://www.threetguitars.com/) com seus inlays a três mãos; o marcheteiro á moda antiga David Petillo (http://www.petilloguitars.com/) e Tom Ellis (http://www.ellismandolins.com/), um dos pioneiros da CNC.

Harvey Leach





 Judy Threet





Tom Ellis

CNC cortando a cavidade no headstock e cortando o Abalone para ser enxertado

Juntando as partes e o visual final.


David Petillo

  

Larry Robinson















Confira o que estes mestres tem a dizer direto lá da Premier Guitar (em inglês) e nos sites deles para ver os magníficos trabalhos desses artistas.
Até mais!

0 comentários:

 
 
Copyright © Ka Luthieria
Blogger Theme by BloggerThemes Design by Diovo.com